quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Quebrando Mitos: Explicando a Massagem Modeladora!

    Como muitos tratamentos, a Massagem Modeladora é rodeada por mitos. Com interesse de passar informação fidedigna que hoje venho falar sobre esta tão procurada técnica nos consultórios de fisioterapeutas dermato-funcionais (estéticos) e outros profissionais.


    A massagem modeladora é realizada através de deslizamentos profundos, repetitivos num ritmo intenso. São movimentos vigorosos que ativam a circulação local melhorando a oxigenação da pele e permitem uma maior permeabilidade dos ativos dos cosméticos utilizados durante o processo.

    Tão logo, gostaria de esclarecer que apesar de movimentos firmes, profundos e vigorosos, não é uma manobra que tenha como intuito deixar hematomas (roxos), portanto, isso não é normal como é dito por ai. Os hematomas, caso formados, são frutos de micro lesões nos vasos sanguíneos, que não ajudarão em nada o seu tratamento.

    A Massagem Modeladora é indicada principalmente para: quebrar e modelar a gordura localizada, auxiliar o combate à celulite e reduzir medidas. Novamente quero me adiantar e explicar a “quebra de gordura”. Os produtos utilizados nesta massagem possuem ativos com efeitos de: melhorar a circulação, hidratar a pele, estimular o metabolismo, antioxidação, LIPÓLISE, entre outros. Lipólise significa degradação da molécula de gordura – as substâncias resultantes dessa quebra (3 ácidos graxos e 1 glicerol) são levadas pela corrente sanguínea até aos músculos esqueléticos que as utilizarão para produção de energia. Portanto, a quebra não acontece devido ao grau de força da massagem e não sai gordura pela urina


A Massagem em si, vai modelar o corpo! Fazendo uma organização harmoniosa do tecido adiposo (gordura).

    Sendo assim, esta técnica é auxiliar no tratamento da celulite, já que favorece a melhora da circulação local, melhora a oxigenação tecidual e com isso a penetração de ativos de combate à celulite utilizados durante a massagem.


    Sobre a redução de medidas é importante dizer, que esta pode ocorrer com ou sem perda de peso. Como foi dito no parágrafo anterior, a massagem, ao modelar o corpo proporciona uma organização do tecido adiposo, portanto é possível sim, reduzir medidas, e não necessariamente perder peso.

    A Massagem Modeladora não tem como objetivo o EMAGRECIMENTO! Que isso fique bem claro! Para isto, é necessário uma reeducação alimentar e realização de atividade física concomitantemente ao tratamento estético. Além dos fatores já explicados acima, é proporcionado uma desintoxicação do organismo – conseguido também a partir do aumento da circulação local e melhor penetração de ativos, e até uma diminuição de retenção de líquidos (apesar de ser bem diferente na Drenagem Linfática – o que merece outro post). Outro detalhe fisiológico é que o intestino também pode ser “acionado”, melhorando sua funcionalidade.

Com isso, os seguintes BENEFÍCIOS podem ser observados:

- Redistribuição/mobilização da Gordura Localizada
(Modelagem Corporal – Redução de Medidas);
- Melhora do Aspecto da Celulite;
- Melhora do Aspecto e da Hidratação da Pele;
- Melhora da Motilidade do Intestino;
- Melhora da Oxigenação Celular e da Desintoxicação do Tecido Intersticial;
- Melhora da Circulação Sanguínea e do Retorno Venoso.


    A hiperemia (vermelhidão) momentânea é normal, devido a ativos cosméticos utilizados e a velocidade manual da técnica. Os resultados já são visíveis na primeira sessão, obviamente que para um resultado prolongado, o tratamento deve ser feito em pelo menos 10 sessões, variando de acordo com a avaliação do profissional. O ideal é uma rotina mais frequente incialmente e mais tarde, evoluir para apenas uma sessão semanal de manutenção do tratamento.

    Algumas pessoas podem sentir um pouco de dor nas primeiras sessões, o que dependerá do grau de resistência à pressão e também a quantidade de gordura local. Porém, volto a dizer, sem formação de hematomas!

CONTRA-INDICAÇÕES:

- Flebite Aguda (inflamação nas veias);
- Processos Inflamatórios, Infecciosos e/ou Febre;
- Cardiopatias Descompensadas e/ou Marcapasso;
- Tumores Malignos;
- Dermatites Locais (furúnculo, ulceração, ferida);
- TVP (Trombose Venosa Profunda);
- Insuficiência Renal;
- Hipertensão Arterial Sistêmica Não Controlada;
- Gestantes;
- Diabéticos Descompensados.

    Fique atento, procure um profissional de confiança, cuide-se! Outro métodos podem ser associados a massagem modeladora, como manta térmica, gessoterapia, bandagens crioterápicas, etc. Todos utilizados para potencializar os efeitos da mesma. Num próximo post, falarei sobre esses recursos.

Abraço.


4 comentários:

  1. JA FIZ A MODELADORA COM A SRTA isabela E POSSO GARANTIR... PERFEITAAA AUXILIA MESMO NA REDUCAO DE MEDIDAS E NOSSO CORPO FICA MODELADISSIMOO... ADOROOO ESSA MASSAGEM..

    ResponderExcluir
  2. Aline, muito obrigada pelo carinho de sempre!!! Beijo Grande!

    ResponderExcluir
  3. Eu começo semana que vem... e com certeza vou fazer com uma profissional de minha totalll confiança!!!! =D

    ResponderExcluir
  4. Até Segunda Jaque! Estou esperando você!! :D

    ResponderExcluir