segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pilates:



O Método Pilates é muito associado à Bola, pois como necessita de poucos recursos e aplica-se facilmente a diferentes espaços, é uma execução de fácil montagem que foi rapidamente disseminada. Porém, apesar de se ouvir muito a respeito do método, muitas pessoas ainda não conhecem os aparelhos de um Studio de Pilates, ou até mesmo desconheçam que os mesmos existam.

A Técnica foi criada em cima dos aparelhos, em que – salvo o “Ladder Barrel”, apresentam as molas como objeto de resistência e auxílio de execução dos exercícios. Como adaptação do Método vieram as Modalidades Solo e Bola, e hoje em dia encontramos como coadjuvantes, o Bozu e TRX. Como já foi dito no post: “Conhecendo o Método Pilates”, o importante é como o exercício é realizado, seguindo corretamente as regras e princípios de Joseph Pilates.



Vamos apresentar os aparelhos de Pilates e tratar sobre a diferença do Pilates com aparelhos e o Mat Pilates (solo e bola).

MODALIDADE APARELHOS:

Um Studio de Pilates é formado por 4 aparelhos principais: Reformer, Cadillac, Step Chair e Ladder Barrel.

  • REFORMER

É um o aparelho essencial para a execução do método, apresenta um leque muito grande de exercícios. Seus ajustes permitem facilidade de adaptação de usuários de diversos tamanhos e habilidades. A resistência gerada pelas molas permite exercícios de contrações suaves desenvolvendo a musculatura sem agressão. É ideal para exercícios nas posições: deitado, sentado e em pé.


  • CADILLAC

Nada atrás do reformer, o cadillac é um dos aparelhos mais versáteis do método. Foi projeto para o benefício de pacientes de Fisioterapia a Atletas. Por disponibilizar exercícios de suspensão, desafia o corpo em novos e diferentes planos de ação. É ideal para exercícios nas posições: deitado, sentado e em pé.



Existe outro aparelho que se chama Wall Unit, que realiza boa parte dos exercícios do cadillac, não tendo estrutura para exercícios de suspensão.

  • STEP CHAIR

Promove o trabalho completo do corpo ajudando a reequilibrar a musculatura, ao mesmo tempo, facilita exercícios de alta performance para atletas, praticantes de atividades físicas e também para pacientes em reabilitação. Seus exercícios se aplicam principalmente em pernas e tronco, mas é versátil para o treino de todos os grupos musculares.


  • LADDER BARREL

Promove exercícios para desenvolvimento de força abdominal, mas principalmente alongamento e flexibilidade. É o único dos aparelhos que não apresenta molas. Seu formato em barril te a função de ajudar no apoio das costas e dos ombros, permitindo que o praticante curve-se para frente e para trás, trabalhando os músculos mais profundos do abdômen. No lado oposto do mesmo há uma escada conectada ao barril por uma base deslizante que se ajusta ao comprimento da perna.



MODALIDADE  MAT PILATES (SOLO E BOLA):

Esses exercícios surgiram como adaptação do Método Pilates com Aparelhos para aqueles que não podiam comprar tais equipamentos. Os princípios são os mesmo que os aplicados aos aparelhos. Porém como, ao contrário dos aparelhos, o aluno não terá nenhum suporte de estabilização ou de apoio para facilitação de movimento, o cuidado deve ser maior.

Os exercícios no solo, não precisam de grandes espaços e nem de equipamentos específicos, apenas de objetos de auxílio, como colchonete, halteres, bolas pequenas, faixas elásticas, bastão, arco flexível, entre outros.



Os exercícios com bola têm como objetivo principal alinhar o corpo, isolar e treinar profundamente os músculos posturais e fortalecer o tronco sem prejudicar o corpo.  Ao mesmo tempo em que os exercícios com a bola fortalecem o corpo, ajudam ainda mais na propriocepção e no equilíbrio do praticante, sendo assim, requerem bastante atenção e concentração na execução dos mesmos. Deve-se tomar cuidado com crianças, gestantes e idosos.



Uma desvantagem é o número limitado de exercícios tanto de solo quanto na bola comparado com o número dos de aparelhos.

Não há distinção de uma mobilidade para outra quanto ao grau de habilidade com o método, ou seja, não existe um mais específico para iniciantes, por exemplo. Em todas as modalidades (aparelho, solo e bola) existem exercícios que vão de iniciante a avançado. Porém, os aparelhos oferecem um suporte maior para os iniciantes, tanto por darem um suporte de estabilização maior, quanto pelas molas, que fazem resistência, mas que também auxiliam na execução do movimento. Enquanto no solo, apesar dos exercícios terem adaptação, a resistência acontece a partir de utensílios como tornozeleiras e halteres e o peso do próprio corpo contra a gravidade.

Atenciosamente,


Nenhum comentário:

Postar um comentário