sábado, 12 de novembro de 2011

Conhecendo o Método Pilates

O Método foi criado por Joseph Pilates, durante a primeira guerra mundial. Neste período houve uma epidemia de influenza (gripe) que matou milhares de pessoas e todos que estavam sendo condicionados por Joseph foram salvos. Assim, deu inicio ao desenvolvimento de máquinas com molas das macas da época para ajudar na reabilitação de pessoas incapacitadas e enfermas por causa da guerra. Máquinas estas, que foram os protótipos dos equipamentos que são utilizados até hoje.



“Condicionamento Físico ideal é a obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de executar com facilidade, naturalidade e espontaneidade nossas tarefas da vida diária.”    Joseph Pilates





     O PILATES é, portanto, um método que utiliza uma filosofia de treinamento que integra corpo e mente com o objetivo de conseguir controle preciso do corpo, trabalhando em equilíbrio entre fortalecimento e alongamento.

    Através de movimentos suaves e contínuos, o Pilates trabalha vários grupos musculares simultaneamente, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdomên, coluna e região pélvica), priorizando a qualidade de movimentos e não a quantidade, o que faz o praticamente sentir-se revigorado. 

  Este Método segue alguns Princípios básicos, entre eles a respiração, concentração e controle. A respiração é o primeiro exercício ensinado ao aluno, já que todos os exercícios são feitos no ritmo da mesma. A Mente guia o Corpo, por isso a concentração e o controle (em usar corretamente as partes do corpo) durante a execução do exercício é tão importante.






Desse modo, a prática regular dos exercícios de Pilates:

- Alonga, tonifica e define a musculatura sem exageros;
- Define a musculatura abdominal mais profunda e melhora a estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica);
- Trabalha a percepção do corpo e mente;
- Recupera lesões e Deixa o corpo menos susceptível a lesões;
- Reduz o stress, alivia tensões;
- Melhora a postura, Deixa a coluna mais forte e flexível;
- Melhora a circulação sanguínea e a coordenação neuromuscular;
- Alivia dores nas costas e stress das articulações;
- Melhora da mobilidade, agilidade e vigor;
- Complementa o treino esportivo e desenvolvimento funcional para atividade diária;
- Melhora o visual do corpo e assim a auto estima.


Assim, o Pilates é um treino que evita o impacto ou pressão sobre os músculos, articulações e tecidos, portanto, utilizado também como Reabilitação. É indicado para TODAS as idades, de crianças a idosos, incluindo Gestantes, a partir do 3ª mês de gestação.


Comentem, perguntem, dê sugestões, sua participação é muito importante!


Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário